Muito pude aprender observando essas obras nas grandes galerias italianas. Cada uma explicita uma série de elementos iconográficos que muito têm a dizer e a representar. Ao dar a luz (situação tabu, temida pelo grande número de perdas), a mulher era considerada suja e deveria ficar confinada em um quarto durante 40 dias, tendo contato apenas com outras mulheres. Sua comida era servida em bandejas ornamentais pintadas na parte superior, que continham representações mitológicas que novamente ensinavam e relembravam à mulher o seu papel na sociedade.
A arte era extremamente valorizada como definidor de status e os homens, talvez por culpa pela sua inutilidade diante do parto, gastavam somas consideráveis para ter essas bandejas e quadros pintados por artistas reconhecidos, e incrustados em ouro. Existia com freqüência, principalmente nas casas das famílias ricas, uma decoração na parte superior das paredes chamada de spalliere repleta de alegorias e representações de mitos e histórias que retratavam modelos de comportamento a serem seguidos.
Um ótimo exemplo de modelo de conduta expresso na arte, repleto de simbologia, são os quatro quadros de Sandro Boticcelli retratando a história de Nastagio Degli Onesti, pintados em 1483.


A arte era extremamente valorizada como definidor de status e os homens, talvez por culpa pela sua inutilidade diante do parto, gastavam somas consideráveis para ter essas bandejas e quadros pintados por artistas reconhecidos, e incrustados em ouro. Existia com freqüência, principalmente nas casas das famílias ricas, uma decoração na parte superior das paredes chamada de spalliere repleta de alegorias e representações de mitos e histórias que retratavam modelos de comportamento a serem seguidos.
Um ótimo exemplo de modelo de conduta expresso na arte, repleto de simbologia, são os quatro quadros de Sandro Boticcelli retratando a história de Nastagio Degli Onesti, pintados em 1483.


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