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Cildo Meireles
Também no Inhotim, percebi, ao observar a obra Através, de Cildo Meireles, claras influências de Duchamp. Nesta obra, o artista dispõe de diversos elementos que simbolizam barreiras, como grades de prisão, cercas, cortinas de chuveiro, etc, de forma labiríntica, sobre vidro quebrado. Os espectadores são então convidados a andar sobre o vidro e através das barreiras, refletindo sobre a maneira com que cada um percebe o espaço. Assim, o artista propõe reflexões sobre as barreiras da vida e os desejos de superá-las. Trata-se então de uma obra conceitual, em que a idéia do artista é o elemento mais importante na elaboração da obra, o que aproxima o brasileiro Cildo Meireles de Duchamp. Essa similaridade vai além do conceitualismo da obra, passando pela noção de ready-made de Duchamp. Ao dispor dos objetos do cotidiano em sua obra, ele tira cada um do seu contexto e traz para o museu em forma de arte.
Outra questão que me chamou a atenção na obra é a interação do espectador com a mesma, amplamente explorada na arte contemporânea.
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